A união entre duas pessoas é sempre motivo de celebração e comemorar cada aniversário de casamento é reafirmar o compromisso selado diante de amigos, familiares, da lei e da igreja.
Cada boda traz consigo uma reflexão, afinal, a vida em conjunto não é algo fácil ou simples. É necessário muito comprometimento, empenho e, muitas vezes, um ou o outro precisam ceder para que tenham harmonia no lar.
Por isso, cada aniversário de casamento é motivo de festa – que não precisa ser algo grandioso ou compartilhado com outras pessoas –, apenas entre os dois envolvidos.
Um jantar, uma viagem, um passeio, um presente. Existem muitas maneiras de celebrar cada ano juntos e vai de cada casal escolher aquela que melhor combina com a relação.
Além das comemorações, também, existe muito simbolismo por trás de cada ano conquistado.
Você sabia que cada ano de matrimônio é representado por um símbolo que pode ser um objeto, um metal, uma flor ou um elemento?
A lista é extensa e pode variar de país para país. O que não muda é a simbologia por trás de cada elemento com o passar dos anos.
A história por trás das bodas de casamento!
Boda vem do latim “vota” que em tradução livre significa “promessa”. Por isso, é muito usada no plural “bodas”, ou seja, as promessas ou os votos feitos entre duas pessoas no ato da oficialização do matrimônio.
No Brasil e em boa parte do mundo, a comemoração de 25, 50 e 60 anos são as mais lembradas ou conhecidas.
Elas representam, respectivamente, bodas de prata, ouro e diamante. E é bem comum que o casal celebre o ato com a renovação dos votos na igreja e com a troca de alianças ou que acrescentem: prata, ouro e diamante à joia original.
A história mais aceita e difundida sobre a comemoração de bodas, conta que seu surgimento se fez na Alemanha.
Era comum que familiares presenteassem os casais que alcançavam a marca de 25, 50 e 60 anos com coroas de prata, ouro e com diamantes.
Ao longo dos anos o rito foi se espalhando pelo Ocidente e ganhando novas versões até chegar ao que conhecemos atualmente.
Claro, cada país tem suas próprias tradições e o simbolismo por trás de cada aniversário pode variar aqui e ali. Por isso, não há uma lista fechada e concreta.
Até mesmo no Brasil, dependendo da região, pode haver algumas divergências entre um ano e outro.
A verdade é que o símbolo que representa cada passagem do tempo é apenas uma desculpa para que o casal pare a rotina para que, juntos, possam celebrar a união, as conquistas, superações e a vida a dois.
Aniversário de casamento: do 1º ao 100º conheça o símbolo de cada boda
Os elementos que simbolizam cada aniversário de casamento têm como objetivo marcar os desafios de acordo com o tempo juntos.
O primeiro ano é celebrado pela adaptação, ou seja, a união de dois seres diferentes, criados de formas distintas, com costumes próprios e que passam a conviver e misturar suas histórias para, assim, formar uma nova família.
E, dessa forma, acontece com cada nova etapa. Cada elemento simboliza a renovação ou reafirmação da promessa de estarem juntos, aconteça o que acontecer.
Vamos conhecer o que significa cada ano de boda, do 1º ao 50º aniversário.
1º – Bodas de Papel
A fragilidade do papel simboliza os primeiros 12 meses de união, onde tudo é adaptação e pode gerar dúvidas e inseguranças.
2º – Bodas de Algodão
O algodão é um elemento delicado, frágil, porém, suas fibras são mais firmes que o elemento anterior, por isso, representa o 2º ano de matrimônio.
3º – Bodas de Trigo
Seguindo a lógica de a cada ano ter algo que represente a solidificação da união, o trigo entra como representante do ano 3, uma planta ainda delicada, mas ao mesmo tempo resistente.
4º – Bodas de Linho
O linho é uma fibra nobre, seu trançado é firme e quando misturado a outras fibras ganha leveza, delicadeza e mais resistência.
5º – Bodas de Madeira ou Ferro
O ferro e a madeira são conhecidos por serem materiais fortes, resistentes e escolhidos, muitas vezes, para serem a base estrutural em construções. Representa que o casal alcançou estabilidade e solidez na relação.
6º – Bodas de Açúcar ou Perfume
O perfume simboliza a essência da existência e da vida, já o açúcar traz seu lado doce. Juntos representam características essenciais para que um casamento supere os obstáculos.
7º – Bodas de Latão ou Lã
A lã simboliza algo reconfortante e maleável. O latão é um material forte, duro e resistente ao tempo e aos impactos sofridos, juntos representam o ano 7.
8º – Bodas de Barro ou Papoula
O barro nos mostra que na vida as coisas podem ganhar novos ares, formas e que tudo pode se transformar e ganhar solidez quando se tem cumplicidade, lealdade e amor.
9º – Bodas de Cerâmica ou Vime
Tanto a cerâmica como o vime são elementos frágeis, mas quando bem cuidados e cultivados são duradouros e passam gerações. Da mesma forma que os sentimentos que unem um casal.
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
Os 10 anos de um casal traz como representante o estanho, um metal que mostra que é preciso ser maleável para enfrentar os desafios da vida a dois. Mas quando sabemos contornar, os laços se tornam firmes e seguros.
11º – Bodas de Aço
Um dos metais mais resistentes e que serve de base para fundações e construções é o escolhido para representar o ano 11. Resistência e solidez.
12º – Bodas de Seda ou Ônix
Delicadeza, riqueza, raridade, sutileza e suavidade. São essas características ligadas à seda e a preciosa pedra ônix. Tais adjetivos representam, também, o que é necessário para manter um casamento saudável e estável.
13º – Bodas de Renda
A renda é um tecido popularmente conhecido por sua transparência. E é por essa razão que foi escolhida para comemorar o 13º aniversário de casamento. É preciso que o casal seja transparente durante a caminhada em todos os aspectos da vida a dois.
14º – Bodas de Marfim
O marfim é um elemento raro, caro e resistente. Muito desejado e buscado representa as bodas de 14 anos, justamente, por significar que o casal possui uma relação sólida, concreta e desejada.
15º – Bodas de Cristal
O cristal é uma gema de beleza inigualável, cheia de simbolismo e magia. Sua transparência e pureza é a representação de tudo que já foi percorrido em 15 anos de enlace.
16º – Bodas de Turmalina
Existem turmalinas de diferentes cores e tonalidades, no geral, essa pedra representa alegria e energia. É o elemento escolhido para representar o ano 16 com felicidade e vivacidade da união.
17º – Bodas de Rosa
Dentre todas as flores existentes na natureza, nenhuma representa tanto o amor, romantismo e casais apaixonados do que a rosa. Por isso, ela simboliza a boda de 17 anos de matrimônio, para que os casais não se esqueçam de manter o romance sempre presente.
18º – Bodas de Turquesa
O azul da turquesa pode ser visto no mar e no céu. Tanto o céu como o mar constantemente passam por mudanças: tempestades e correntezas inesperadas. Mas depois de dias cinzas e mar revolto, tudo volta à calmaria. Mostra que os casais precisam aprender a lidar com dias maus, os desafios e as tormentas da vida.
19º – Bodas de Cretone ou Água-marinha
O cretone e a água-marinha são considerados elementos fortes e resistentes. Chegar ao marco de 19 anos de matrimônio, demonstra que o casal atravessou muitas coisas e resistiu a tudo.
20º – Bodas de Porcelana
A porcelana traz beleza, delicadeza, fragilidade. Por isso, precisa ser muito bem cuidada para durar anos sem lascas, trincas e cicatrizes. Por isso, representa os 20 anos de união.
21º – Bodas de Zircão
Forte, resistente e transparente, assim é a gema zircão. E assim é um casamento que já atravessou mais de duas décadas.
22º – Bodas de Louça
Um conjunto completo de louça traz muitas peças e elementos que são usados para celebrar ou compartilhar uma refeição em família. Foi escolhida por simbolizar tudo que já foi compartilhado, vivido e conquistado pelo casal.
23º – Bodas de Palha
A palha é versátil, usada em diversos setores e lugares. Representa que o casal pode construir o que quiser juntos, se adaptar e reinventar inúmeras vezes.
24º – Bodas de Opala
A pedra preciosa opala simboliza o afloramento do casal ao longo dos anos, seu amadurecimento, fortalecimento e resiliência.
25º – Bodas de Prata
Uma das bodas mais comemoradas e festejadas. A prata simboliza que o casal soube se adaptar, moldar e reinventar um ao outro, mas sem deixar de perder sua essência individual. Quanto mais limpo, mais transparente e ajustado mais beleza o matrimônio exala, assim como a prata que quanto mais polida mais bonita fica.
26º – Bodas de Alexandrita
Rara, valiosa e para atingir sua lapidação final são necessários vários processos e modificações. Assim como uma união que atinge 26 anos de casamento.
27º – Bodas de Crisopázio
Não é todo dia que alguém atinge 17 anos de matrimônio. Por isso, o elemento que representa esse marco é o crisopázio, uma pedra valiosa, rara, difícil de encontrar e que muitas vezes é comparada ao ouro.
28º – Bodas de Hematita
Hematita é uma das mais belas gemas encontradas na natureza, chamada de diamante negro, tem como significado: coragem e felicidade. Exatamente o que precisa ter um casamento para conseguir chegar aos 28 anos de união.
29º – Bodas de Erva
A erva – e seus infinitos aromas – simboliza lembranças, memórias afetivas e aquele sentimento de acolhimento e conforto. Da mesma forma que um casal que completa 29 anos juntos, possuem lembranças e sentimentos compartilhados com cumplicidade e afeto.
30º – Bodas de Pérola
A pérola, apesar de sua beleza e valor, nada mais é do que o produto final de inflamações que corpos e substâncias estranhas causam às ostras. Por isso, foram escolhidas para representar as bodas de 30 anos de casamento, elas lembram que todos os desafios e dificuldades enfrentadas, no fim, renderam bons e belos frutos.
31º – Bodas de Nácar
O nácar é um elemento duro, branco e brilhante. Representa o 31º aniversário de casamento, pois simboliza a resistência contra tudo que foi passado e o brilho é o reflexo da felicidade conquistada ao longo dos anos.
32º – Bodas de Pinho
O pinho na cultura celta irlandesa representava a árvore da família. Para atingir seu estado maduro e resistente, a árvore passa por muitas mudanças no tempo, clima e na natureza. Do mesmo modo que um casamento com mais de três décadas.
33º – Bodas de Crizo
O crizo é a cinza que surge depois do fogo. Comum vermos mencionado na lenda da Fênix que ressurge das cinzas, forte, bela e altiva. Os sentimentos nutridos em um casamento precisam ser assim: resilientes, resistentes e persistentes para reencontrar força ao longo dos anos.
34º – Bodas de Oliveira
A oliveira é a árvore da paz e da perseverança. Simboliza as bodas de 34 anos, justamente, por representar uma união madura, segura e tranquila.
35º – Bodas de Coral
O coral para seguir vivo no fundo do mar e dos oceanos precisa se solidificar cada vez mais, servindo de morada e abrigo para outras vidas e ganhando força, cor e graça com o passar dos anos. Chegar ao marco de 35 anos de casamento também exige que o casal seja forte, resistente e crie raízes um com o outro.
36º – Bodas de Cedro
O cedro é uma árvore vistosa, grande e sólida. Representa um casal com uma vida a dois longeva, sólida, resistente e segura sobre o que sentem e o que construíram juntos.
37º – Bodas de Aventurina
A aventurina é uma gema oriunda do quartzo muito resistente e bonita. Por isso, representa os 37 anos de casamento é símbolo de força e beleza.
38º – Bodas de Carvalho
O carvalho é uma árvore conhecida por durar muitos anos na floresta, sendo capaz de resistir a todas as estações e mudanças sem deixar-se abalar. Por essa razão representa toda a força presente em uma união que já passou por várias adversidades na vida.
39º – Bodas de Mármore
Apesar de toda sua beleza e valor, o mármore é uma pedra que precisa ser polida com o passar dos anos para que seu tom natural e brilho voltem. Da mesma forma que acontece com um casal que passa anos juntos, precisam sempre encontrar para trazer de volta seu encanto de outrora.
40º – Bodas de Esmeralda
Segundo uma lenda egípcia, a esmeralda é a pedra que estimula e aviva o coração e promove o renascimento da alma. Depois de quatro décadas juntos, todo casal precisa encontrar o caminho para acender o amor no coração e fazer com que os sentimentos renasçam.
41º – Bodas de Seda
Muito além do tecido fino, delicado e valioso. Temos o agente responsável pela criação do fio: o bicho-da-seda que trabalha incansavelmente por toda a vida. Um casal que chega a uma boda de 41 anos, também, precisou trabalhar muito.
42º – Bodas de Prata Dourada
Nem tão amarela como ouro, nem tão cinza como a prata. A prata dourada é sutil, nobre e suave. Representa as bodas de 42 anos por emanar vigor, requinte e inteligência para manter uma relação por longos anos.
43º – Bodas de Azeviche
O azeviche, apesar de muito duro e resistente, pode ser moldado para os mais diversos usos. O casamento, por muitas vezes, o casal enfrentará momentos difíceis, duros e doloridos, mas com persistência e jogo de cintura, tudo encontra o seu lugar.
44º – Bodas de Carbonato
Carbonato são pequenos cristais usados na cicatrização de ferimentos. A união de duas pessoas para ser duradoura e sólida, é preciso aprender no dia a dia a lidar com as feridas e encontrar meios de cicatrizá-las.
45º – Bodas de Rubi
O rubi simboliza a força e a energia. Por isso, simboliza os 45 anos de casamento, afinal, para chegar até aqui o casal precisou de muita força, resistência e vitalidade.
46º – Bodas de Alabastro
O alabastro é similar ao mármore, porém, um pouco mais raro de se encontrar por aí. A união quando atinge longos anos intacta também se torna rara, próspera e nobre.
47º – Bodas de Jaspe
Forte e resistente, assim podemos definir o jaspe. E, também, a união que completa 47 anos, um matrimônio que não sede com os problemas e as adversidades que a rotina impõe.
48º – Bodas de Granito
O granito é o resultado da junção de vários outros elementos. Assim como um casamento longevo que precisa da união de muitos fatores para ganhar força, resistência e beleza ao longo dos anos.
49º – Bodas de Heliotrópio
Heliotrópio, em grego, significa: direção do sol. Ganhou esse nome, pois, emana uma cor avermelhada quando exposta a luz solar. Simboliza o aniversário de 49 anos por ser sinônimo de vitalidade e esplendor.
50º – Bodas de Ouro
O metal mais nobre e valioso do mundo. As bodas de ouro é um grande acontecimento, festejado e comemorado por todos que alcançam tal marco. Simboliza a rigidez, solidez, durabilidade e valor inestimável que as mais raras uniões conseguem atingir.
Conheça agora o símbolo que representa as bodas dos 51º ao 100º aniversário!
51º – Bodas de Bronze
52º – Bodas de Argila
53º – Bodas de Antimônio
54º – Bodas de Níquel
55º – Bodas de Ametista
56º – Bodas de Malaquita
57º – Bodas de Lápis Lazuli
58º – Bodas de Vidro
59º – Bodas de Cereja
60º – Bodas de Diamante
61º – Bodas de Cobre
62º – Bodas de Telurita
63º – Bodas de Sândalo ou Lilás
64º – Bodas de Fabulita
65º – Bodas de Pérola Negra
66º – Bodas de Ébano
67º – Bodas de Neve
68º – Bodas de Chumbo
69º – Bodas de Mercúrio
70º – Bodas de Vinho
71º – Bodas de Zinco
72º – Bodas de Aveia
73º – Bodas de Manjerona
74º – Bodas de Macieira
75º – Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º – Bodas de Cipreste
77º – Bodas de Alfazema
78º – Bodas de Benjoim
79º – Bodas de Café
80º – Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º – Bodas de Cacau
82º – Bodas de Cravo
83º – Bodas de Begônia
84º – Bodas de Crisântemo
85º – Bodas de Girassol
86º – Bodas de Hortênsia
87º – Bodas de Nogueira
88º – Bodas de Pera
89º – Bodas de Figueira
90º – Bodas de Álamo
91º – Bodas de Pinheiro
92º – Bodas de Salgueiro
93º – Bodas de Imbuia
94º – Bodas de Palmeira
95º – Bodas de Sândalo
96º – Bodas de Oliveira
97º – Bodas de Abeto
98º – Bodas de Pinheiro
99º – Bodas de Salgueiro
100º – Bodas de Jequitibá