Blog

Pérolas e Madrepérolas

Sinônimo de graça, delicadeza, requinte, polidez… Existem dois ornamentos que são famosos por essas características, são as joias do oceano: as pérolas e a madrepérolas. Essas duas irmãs, apesar de semelhantes, têm atributos específicos que contribuem para destacar cada uma dentro do mundo da confecção de joias e objetos diversos. Vamos conhecê-las?

Características das Pérolas e Madrepérolas

A pérola é um material orgânico, com cores que variam entre branco, preto (pérola negra) e cinza. A madrepérola é uma substância dura irisada, rica em calcário e que reflete diferentes frequências de luz, o que permite que tenha tons de branco, azul, verde e até roxo. Apesar de serem produzidas pelo mesmo processo (o envolvimento de um corpo estranho pelo molusco no interior da sua concha), a pérola recebe camadas esféricas da substância, o nácar, e a madrepérola camadas planas. É isso que faz uma ser redonda e a outra ter formatos mais variados, inclusive revestindo o interior da concha.

Versões naturais e artificiais

Ambas podem ser obtidas de forma natural ou artificial. Contudo, esse último processo diminuiu seu valor monetário. Em contrapartida, encontrar um objeto desses ainda é raro e por isso sempre haverá um certo preço a ser pago, principalmente se for originário do Oceano Pacífico. Local que abriga as maiores e mais raras pérolas. O valor inicial da pérola natural, por exemplo, é a partir de mil reais, mas é facilmente superado considerando seu tamanho e cor. Em contrapartida à naturalidade, as produções de maior qualidade são aquelas feitas no Golfo Pérsico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *